janeiro 01, 2008

A diferença de prestação de Processadores Intel e AMD?

Por: Avelino A. Calunda
A dias estava falando (pelo telefone) com um amigo que vive em Luanda para que juntos, encontrássemos a via de como podíamos despachar para Angola, os Pcs (umas dezenas) que temos em posse aqui na Holanda, para serem instalados numa escola. A minha grande surpresa foi quando o amigo me perguntou, se os Pcs tinham exclusivamente o processador Pentium 4?

Para ele, só "os Pentium4 é que estão a dar" – querendo dizer que são os que estão na moda!
Estando fora do país por mais de uma década, fiquei entristecido com o fosso de informação que ainda perdura sobre a competição puramente comercial, entre Intel e AMD (Advanced Micro Devices).

Para uma simples explicação, e fazer entender o utilizador comum de computador, a diferença entre um PC (personal Computer) com o processador Pentium (II, III ou IV), e os PCs com o processador AMD, usaria a analogia entre conduzir um Ferrari e um camião Scania de 10 toneladas.


Nesta lógica, o Ferrari seria o PC que trabalha com pentium (II, III ou IV); e o Camião Scania, seria o Pc que trabalha com o processador AMD. Assim sendo, a escolha de um ou do outro, depende muito da finalidade da aquisição do PC. Geralmente, para o pessoal (como eu) que trabalha no grafismo e “webdevelopment”, não há muita vantagem em trabalhar com pentium (pelos menos até ao momento que escrevo sobre este tema), pois ele não é um processador que suporta a carga de trabalhos que muitos softwares de grafismo e arquitectura requerem. Pela experiência própria, notei ao trabalhar nesta área, que ao abrir em simultâneo 6 a 9 programas, os PCs com pentium (s) têm tendência a fazer “o crash”; o que não acontece com os PCs trabalhando com Processadores AMD.

Resumindo, é importante para o consumidor no nosso país dar-se conta do lado comercial destes fabricantes.
O que deve ser levado em linha de conta é que, o pentium é rápido, mas ele não suporta trabalhar com muitos programas de grafismo abertos em simultâneo. E, o Computador com o processador AMD, mesmo não sendo tão rápido no processamento de dados, ele suporta programas de grafismo e arquitectura, sem riscos de CRASH, em pleno trabalho. Dito isto, cabe a cada pessoa, escolher o PC que tem qual dos Processadores. Se é para instalar somente o OpenOffice, MS Office, ou se é para instalar também os Softwares (programas) requeridos nos bureaux de artiquetectura, por exemplo: o AutoCad Professional, Super Architecture 3D ou na área do webdesign: Stylus Studio 2006, Macromedia Studio8, Flash Studio, Corel Paint Shop Pro X, Adobe Illustrator e mais ...
A concorrência renhida entre as duas fabricantes.

Depois de a fabricante norte-americana de processadores Advanced Micro Devices (AMD) ter apresentado em fevereriro de 2005 os três novos modelos da família de processadores para servidores Opteron, chegou a vez de a Intel lançar também a sua nova geração de chips de núcleo duplos, em Agosto do ano corrente (2006), os chamados “Core2 Duo” e “Core2 Extreme” que marcam assim, o fim dos Pentium nos Pcs de usuários, justificando assim, mais uma vez, as batalhas de fabricantes de marcas de processadores.

Tendo falado das diferenças na prestação, é importante agora debruçar-me brevemente sobre os custos de cada uma delas. Em Julho de 2005 a AMD reduziu o preço de suas peças. O Athlon 64x2 5000+, que era vendido a 696 dólares em Maio do mesmo ano, caiu para 301 dólares. O modelo Athlon 64 X2 4600+ foi reduzido em 57%, de 558 dólares para 240 U$D. Enquanto isso, os PCs com processadores Pentium, os preços em muitas distribuidoras oscilam de 995 e 1300 dólares para cima!


Em conclusão, é justo dizer que em muitos casos, as diferenças de prestação se diferem minimamente entre elas e que, é o custo que devia/deve determinar a compra de um Pc equipado desta ou outra marca de processador, sem necessariamente levar em consideração, os slogans que têm fins meramente comerciais.

É da responsabilidade das entidades estatais e privadas criadas para a propagação das Tecnologias de informação e Comunicação; e aos profissionais do IT, interessados em partilhar o conhecimento mais abrangente sobres estas tecnologias com o consumidor no nosso país, informar, para que paulatinamente caminhemos, superando o deficit de informação sobre estas marcas de processadores nos Pcs em Angola.

2 comentários:

Pesquisador disse...

Olá! Esse tema é intrigante ! rssrs
Bem, você já viu o site Trofia.com ?
Pode ser últil para você!

Anónimo disse...

Penso que não se pode comparar os processadores da forma como o fez.
Pois a quantidade de programas Abertos/Processos e acontecer os crashes não depende do processador mas sim do sistema operativo.

Tenho preferencia pela AMD pelo preço e somente por isso.

Use Linux e verifique quantos programas poderá usar ao mesmo tempo e desfrutar do poder de qualquer CPU.

marinhais@hotmail.com é o meu contacto terei muito gosto em partilhar conhecimentos